terça-feira, 15 de março de 2011

Trabalho realizado pelos alunos do 2° ano B Aline n° 2 ,Crislaine n °9 ,Michele n° 27 , Geicieli n°14, Sulaine n°34

Exemplos de Paródia




"Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossos campos tem mais flores."



(Canção do exílio - Gonçalves Dias, poeta romântico brasileiro)



A paródia de Oswald de Andrade:



"Minha terra tem palmares onde gorjeia o mar

Os passarinhos daqui

Não cantam como os de lá"



Reparem que "palmares", na verdade trata-se do Quilombo dos Palmares, ou seja, a expressão do nacionalismo crítico do movimento modernista brasileiro da vertente Pau-Brasil.

 Música



A paródia, em música, seguiu sendo um estilo que tomou conta do novo método do Século XVI, com uso do cantus firmus que entrava em seu desuso sério da polifonia do Século XIV e XV. A partir de então, o cantus firmus se utilizou em raras ocasiões. A paródia seguiu sendo prominente em certos estilos de música instrumental, primeiramente na música para teclados. Conforme a música evoluiu pelo início do Barroco, a paródia entrou na história da ópera, e conta com inúmeros exemplos. Ironicamente iniciam-se com interlúdios cómicos nas óperas dramáticas, chamados de intermezzos. Exemplos destes intermezzos se encontram em óperas de Jean-Baptiste Lully (1632-1687), um compositor acostumado a escrever balés para a corte real.[1] Mas os intermezzos cómicos eram pequenos trechos para serem interpretados entre atos da opera séria---um intervalo sarcástico e humorístico durante um espetáculo dramático. Lully era amigo de Molière e juntos criaram um novo estilo, o comédie-ballet, qual combinava teatro, comédia e balé. Um dos pioneiros da ópera francesa, e depois partiu solo com seu novo estilo, conhecido particularmente pelo nome de ópera buffa.

 Cinema e TV



Existem muitas paródias no cinema e na TV, como o actual filme Vampires Sucks (Põe aqui o teu dentinho, titulo em Portugal), que é uma paródia dos filmes da Saga Twilight

 Século XVI



* Tomás Luis de Vitoria (1548-1611);

* Giovanni Pierluigi da Palestrina (1525/26-1594);

* Orlande de Lassus (1530/32-1594).



 Século XVIII



* J.S. Bach (1685-1750)

* Joseph Haydn (1732-1809)


 Século XIX



* Gilbert (1836–1911) and Sullivan (1842–1900)



 Século XX



* Bob Dylan (1941-)

* Jimi Hendrix (1942-1970)

* "Weird Al" Yankovic (1959-)



Paródia segundo a lei brasileira



Segundo a lei brasileira sobre direitos autorais, lei 9.610/98 Art. 47. São livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito.

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