quarta-feira, 9 de março de 2011

A história da Língua Portuguesa'

  A língua portuguesa formou-se como língua específica na Europa, pela diferenciação que o latim sofreu na Península Ibérica durante o processo de contatos entre povos e línguas que se deram a partir da chegada dos romanos no século II a.C. Com o início efetivo da colonização portuguesa em 1532, a língua portuguesa começa a ser transportada para o Brasil. Enquanto língua oficial e língua nacional do Brasil, o português é uma língua de uso em todo o território brasileiro, sendo também a língua dos atos oficiais, da lei, a língua da escola e que convive, na extensão do território brasileiro, com um grande conjunto de outras línguas (de um lado as línguas indígenas e de outro as línguas de imigrantes). Por outro lado, enquanto língua nacional, o português é significado como a língua materna de todos os brasileiros, mesmo que um bom número de brasileiros tenham como língua materna outras línguas, ou indígenas ou de imigrantes.
  Desde o início do século XIX, com o Marquês de Pedra Branca, se usa o estudo do léxico para mostrar diferenças entre o português do Brasil e o português de Portugal. 
Exemplo:
PORTUGAL                BRASIL
comboio                 trem
autocarro                 ônibus
eléctrico                 bonde
hospedeira                 aeromoça
caneta de tinta permanente                 caneta-tinteiro
corta-papeles                 pátula
fato                 terno
metro                 metrô
  
  Em certas regiões do Brasil, existem maneiras diferenciadas ao pronunciar o português e essa maneira diferente é chamada de Linguagem Coloquial. A imagem a seguir mostra um tipo de linguagem utilizada em uma certa região: 
  
   A Língua Portuguesa não é falada apenas no Brasil, mas é utilizada em outros países, como: 

  A história da Língua Portuguesa foi marcada por escritores que enriqueceram ainda mais a nossa língua, tais quais : 
Cecília Meireles         
 
Carlos Drummond de Andrade    





 
Fica claro então que o estudo do português do Brasil indica para a necessidade de se aprofundarem pesquisas históricas que dêem mais relevo à questão das relações do português num espaço multilíngüe muito particular. 

Fontes: Ciência e Cultura - A língua portuguesa no Brasil,  portal da lingua portuguesa 
Alunas : Alice Mendes, Emília Nantes, Ruana Melo, Thainara Rizzo e Thayne Karen. 1º ano "A".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário