domingo, 20 de março de 2011

Música Erudita Romântica

É um estilo musical que caracteriza o século XIX, diferencia-se do estilo Clássico pelo respeito à atração estética, na clareza, equilíbrio e objetividade.

   Música clássica ou música erudita é o nome dado à principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental, que abrange um período amplo que vai aproximadamente do século IX até o presente, segue cânones preestabelecidos no decorrer da história da música. As normas centrais desta tradição foram codificadas entre 1550 e 1900, intervalo de tempo conhecido como o período da prática comum.
   Música erudita é música que é fruto da erudição e não das práticas folclóricas e populares. O termo é aplicado a toda uma variedade de músicas de diferentes culturas, e que é usado para indicar qualquer música que não pertença às tradições folclóricas ou populares.
   A música ocidental distingue-se de outras formas de música, principalmente, por seu sistema de notação em partituras, em uso desde o século XVI. O sistema ocidental de partituras é utilizado pelos compositores para prescrever, a quem executa a obra, a altura, a velocidade, a métrica, o ritmo e a exata maneira de se executar uma peça musical. Isto deixa menos espaço para práticas como a improvisação e a ornamentação ad libitum, que são ouvidas frequentemente em músicas não europeias (ver música clássica da Índia e música tradicional japonesa) e populares. Oposto aos termos música popularmúsica folclórica ou música oriental, o termo "música clássica" abrange uma série de estilos musicais, desde intricadas técnicas composicionais (como a fuga) até simples entretenimento (operetas). O termo só apareceu originalmente no início do século XIX, numa tentativa de se "canonizar" o período que vai de Bach até Beethoven como uma era de ouro. Na língua inglesa, a primeira referência ao termo foi registrada pelo Oxford English Dictionary, em cerca de 1836. Hoje em dia, o termo "clássico" aplica-se aos dois usos: "música clássica" no sentido que alude à música escrita "modelar," "exemplar," ou seja, "de mais alta qualidade", e, stricto sensu, para se referir à música do classicismo, que abrange o final do século XVIII e parte do século XIX.

Dentro desse estilo musical existem seus principais compositores tais são eles:
·          Beethoven
·          Robert Schumann
·          Pyotr Ilyich Tchaikovsky
·          Richard Strauss
·          Frédéric Chopin

     Enquanto a maior parte dos estilos de música popular utilize o formato de canções, a música clássica utiliza outras formas como o concerto, a sinfonia, a ópera, a música de dança, a suíte, o estudo, o poema sinfônico, entre outros.
    Os compositores clássicos tinham por objetivo atingir o equilíbrio entre a estrutura formal e a expressividade. Os românticos vieram desequilibrar tudo. Eles buscavam maior liberdade de forma, a expressão mais intensa e vigorosa das emoções, frequentemente revelando os seus pensamentos mais profundos, inclusive as suas dores. Muitos compositores românticos eram ávidos leitores e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se estreitamente com escritores e pintores. Não raro uma composição romântica tinha como fonte de inspiração um quadro visto ou um livro lido pelo compositor. De entre as muitas ideias que exerceram enorme fascínio sobre os compositores românticos temos: terras exóticas e o passado distante, os sonhos, à noite e o luar, os rios, o lagos e as florestas, as tristezas do amor, lendas e contos de fadas, o mistério, a magia e o sobrenatural. As melodias tornam-se apaixonadas, semelhantes à canção. As harmonias tornam-se mais ricas, com maior emprego de dissonâncias. Durante o Romantismo houve um rico florescimento da canção, principalmente do Lied (‘canção’ em alemão) para piano e canto. O primeiro grande compositor de Lieder (plural de Lied) foi Schubert. As óperas mais famosas hoje em dia são as românticas. Os grandes compositores de óperas do Romantismo foram os italianos Verdi e Rossini e o alemão Wagner. No Brasil, destaca-se António Carlos Gomes com suas óperas “O Guarani”, “Fosca”, “O Escravo”, etc. A orquestra cresceu não só em tamanho, como também em abrangência. A secção dos metais ganhou maior importância. Na secção das madeiras adicionou-se o flautim, o clarone, o corne inglês e o contra fagote. Os instrumentos de percussão ficaram mais variados. 





è    Representação da ópera Turandot, de Puccini, no Luna Park, Buenos Aires. 
















 è    Interior de uma casa de ópera barroca.



   
  Elas fazem parte do período denominado barroco, anterior ao chamado período clássico. Normalmente denomina-se de “clássica” toda música erudita. Também se denominam como “clássicos”, canções muito famosas de qualquer época ou gênero. Deste ponto de vista, tanto Satisfaction, dos Rolling Stones, como Você não soube me amar, da Blitz, são “clássicos”. Aqui, optamos por subdividir, mais corretamente, a música erudita em quatro principais períodos: barroco, clássico, romântico e moderno. Você poderá encontrar ainda outros períodos (como o pós-romântico) e outros movimentos (como o nacionalismo). Como tudo neste mundo, na música erudita também há discussões e controvérsias.

No Brasil
     A Música Erudita, ou Clássica, ou de Concerto, no Brasil dos primeiros séculos de colonização portuguesa, vinculava-se estritamente à Igreja e à catequese. Com o passar do tempo, irmandades de música, salas de concerto e manuscritos brasileiros vão traçando o perfil de uma atividade crescente no país, onde pontificaram nomes como Antônio José da Silva, cognominado "O Judeu", José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Caetano de Mello Jesus, entre outros.
    Mas mesmo hoje, o Brasil ainda é um país que não percebeu o devido valor da música clássica ou erudita ou de concerto, talvez por causa de nossa história ou de nossa situação político-econômica. Os músicos eruditos e os artistas em geral são como na opinião do professor Koellreutter, "uma espécie de Quixotes, que lutam contra os moinhos de ventos".


                                                                                       Alunas: Elizângela , Natália , Pamela, Daniela,Laisa,Gabriella e Luana.
                                                                                                                                                      2 ano 'A'
                                        

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