sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A Origem da Língua Portuguesa

Escola Estadual Antônio Valadares
Terenos, 18 de fevereiro de 2011.
Professor: Rone
Disciplina: L. Portuguesa
Alunos(as): Dener Rossi Penedo, Lucas Penedo Campos, Ramiro Macena, Thainá de Matos Grote Chaves e Victória dos Santos Cheles.

A Origem da Língua Portuguesa

O português desenvolveu-se na parte ocidental da Península Ibérica a partir do latim falado trazido pelos soldados romanos desde o século III a.C.. A língua começou a diferenciar-se das outras línguas românicas depois da queda do Império Romano e das invasões bárbaras no século V d.C.. Começou a ser usada em documentos escritos cerca do século IX DC, e no século XV DC já se tinha tornado uma língua com uma rica literatura.

A implantação da Língua Portuguesa no Brasil

O Português Brasileiro descende do Europeu. A partir da descoberta do Brasil, em 1500,a língua portuguesa passou a ser usada ao lado do tupi (mais precisamente, o tupinambá, uma língua do litoral brasileiro da família tupi-guarani), principalmente graças aos padres jesuítas que haviam estudado e difundido a língua. Em 1757, a utilização do tupi foi proibida por uma Provisão Real. Tal medida foi possível porque, a essa altura, o tupi já estava sendo suplantado pelo português, em virtude da chegada de muitos imigrantes da metrópole. Com a expulsão dos jesuítas em 1759, o português fixou-se definitivamente como o idioma do Brasil. Das línguas indígenas, o português herdou palavras ligadas à flora e à fauna (abacaxi, mandioca, caju, tatu, piranha), bem como nomes próprios e geográficos.
Com o fluxo de escravos trazidos da África, a língua falada na colônia recebeu novas contribuições. Entre 1808 e 1821, quando a família real portuguesa, em razão da invasão do país pelas tropas de Napoleão Bonaparte, transferiu-se para o Brasil com toda sua corte, ocasionando um reaportuguesamento intenso da língua falada nas grandes cidades.
Após a independência (1822), o português falado no Brasil sofreu influências de imigrantes europeus que se instalaram no centro e sul do país. Isso explica certas modalidades de pronúncia e algumas mudanças superficiais de léxico que existem entre as regiões do Brasil, que variam de acordo com o fluxo migratório que cada uma recebeu.
Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialetos, até chegar ao estágio conhecido atualmente

Os lugares em que a Língua Portuguesa é falada.

Com mais de 240 milhões de falantes, é a quinta língua mais falada no mundo e usada na Internet, a mais falada no hemisfério sul, a terceira mais falada no mundo ocidental e das que usam o alfabeto latino. É oficial em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e, desde 13 de julho de 2007, na Guiné Equatorial.

Dialetos
1. Caipira - interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul (Sul, Sudeste e Centro-Oeste)
2. Dialeto nordestino do norte - dialeto falado no norte da Região Nordeste, mais precisamente no Maranhão e Piauí, com influência do dialeto nortista.
3.Dialeto nordestino do sul- dialeto falado no sul da Região Nordeste, mais precisamente na Bahia, com influência do dialeto mineiro.
4. Fluminense - Capital, Região Metropolitana, Serrana e Litorânea do Estado do Rio de Janeiro e o sul do estado do Espírito Santo (Sudeste)
5. Gaúcho- Rio Grande do Sul, com alguma influência do castelhano, caracteriza-se principalmente pelo uso do "tu", da segunda pessoa do singular, no lugar de "você", comumente falado nas demais regiôes do País. (Sul).
6. Mineiro - Minas Gerais(Sudeste)
7.Dialeto nordestino do centro- dialeto falado no centro da Região Nordeste, mais precisamente nos estados de Alagoas e Sergipe e interior do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os pólos regionais de Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza apresentam um dialeto misturado com fortes influências dos dialetos paulistano, fluminense, sulista e naturalmente nordestino, devido a migração recente oriunda do Sudeste e do Sul e de nordestinos que voltam de São Paulo e Rio de Janeiro.
8. Nortista - estados da bacia do Amazonas - (exceto região do arco do desflorestamento).
9. Paulistano - cidade de São Paulo e proximidades.
10. Sertanejo - estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. Se assemelha aos dialetos mineiro e caipira.
11. Sulista - estados do Paraná e Santa Catarina. Este dialeto sofre inúmeras variações de pronúncia de acordo com a área geográfica, sendo influenciado pela pronúncia de São Paulo e Rio Grande do Sul com influências eslavas no Paraná e em algumas regiões de Santa Catarina, e na maioria das regiões deste estado influências portuguesas e gaúchas. Há pequena influência nas áreas de colonização alemã com sotaque.
12. Brasiliense - devido às várias ondas de migração, a cidade de Brasília e proximidades desenvolveram seu próprio sotaque que não se assemelha a nenhum outro.



Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_l%C3%ADngua_portuguesa


http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_portuguesa
http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php

7 comentários:

  1. Professor Rone disse:Vocês esqueceram de colocar a fonte. ( que lugar vocês retiram essas informações)

    ResponderExcluir
  2. Alunos dizem: Iremos arrumar o trabalho, Profº você acha que precisa mais informações?

    ResponderExcluir
  3. GRAZIELA DISSE: FALTOU MAIS INFORMAÇAO E VOCES ESQUESERAM DE COLOCAR ALGUMAS IMAGENS!

    ResponderExcluir
  4. Professor Rone disse: Já avaliei a pesquisa de vocês, portanto podem perguntar a nota na sala de aula.

    ResponderExcluir